AEROGEOFÍSICA

Vertente da geofísica na qual o governo brasileiro coletou no passado dados digitais em regra magnéticos e radiométricos por gamaespectrometria, através de aeronaves, que a FGEOTEAM GEOFÍSICA processa para caraterizar grandes áreas ou para reconhecimento preliminar ou trabalho de detalhamento, variando-se apenas o espaçamento (200-500 metros) entre fiadas e a altura do voo (100-300 metros). A aerogeofísica serve como primeiro “guia” para identificar um alvo de interesse mineral para o estudo futuro de sua viabilidade econômica dentro da mineralização de elementos (exemplo, tório, urânio e o potássio). Precede a etapa seguinte na cubagem mineral metálica (exemplo cobre, ouro, manganês…) a locação em campo do levantamento geofísico clássico terrestre, em regra a sondagem geoelétrica

 


Geofisica Terreste Eletrorresistividade e Polarização Induzida

 

A prospeção geoelétrica através da injecção elétrica por fonte artificial a qual induz a condução da corrente elétrica pelos diferentes minerais contituintes dos maciços terrosos/rochosos (preenchidos nos seus vazios e descontinuidades, por diferentes teores em água, tipos e concentrações de fluídos) consegue identificar indiretamente e continuamente pela medição da resistividade, potencial expontâneo ou polarização induzida, praticamente toda a variação lateral e horizontal das estruturas geológicas ao longo do subsolo.

Para cada estudo de caso técnico, selecionamos a “ferramenta geofísica” que melhor possibilite as medições realizadas ao longo da superfície do terreno. Na parametrização geofísica dimensiona-se o espaçamento entre elétrodos e os níveis de medida que melhor atendam o objetivo a atingir, o principal em regra, as descontinuidades ou anomalias existentes. O resultado é em regra emitido sob a forma de pseudoseções, blocos diagrama ou imagens bidimensionais ou tridimensionais continuas do subsolo, as quais em regra na FGEOTEAM atingem normalmente profundidades de até 398 metros.

Sondagem Elétrica Vertical – SEV

Investigação pontual simples, idealmente aplicada em maciços terrosos por “camadas” a qual mede a variação vertical em profundidade da resistividade em menos de uma hora. O arranjo geofísico usado comunemente é o Schlumberger em que os eletrodos de corrente são regular e simetricamente dispostos relativamente ao ponto estudado. Os resultados emitidos permitem em regra identificar o firme rochoso, a variação do perfil litológico (correspondência entre cada camada da coluna geoelétrica ao estrato geológico) e o nível de água, possuindo ampla amplicação em investigação geotécnica e hidrogeologia.

Sondagens geo-elétricas multipolares

Técnicas adequadas para a investigação da resistividade no subsolo de maciços preferencialmente rochosos ou mais complexos, medindo-os através de um número bastante elevado de medições superficiais (em regra cerca de 209 vezes superior em relação à SEV) atingindo até profundidades na ordem dos 398,0 metros num espaço de tempo de algumas horas por cada aquisição geofísica.

Investigação bidimensional precisa, concebida para mapear mais de duas centenas de leituras, algumas que atingem cerca de 398 metros em poucas horas, a qual mede ao longo dos perfis a variação lateral e horizontal contínua da resistividade em subsuperfície a diversas profundidades constantes, normalmente com o arranjo simétrico Dipolo-dipolo. Enorme aplicação na fase de deteção de estruturas geológicas e zonas de descontinuidades, fraturas ou falhas. Para além de ser segura na deteção inicial de anomalias metálicas é também muito voltada para a pesquisa de águas subterrâneas.

Investigação tridimensional para mapeamento de estruturas lineares exigentes (em regra com cerca de quatro vezes mais medições do que no CE 2D) usada normalmente após a identificação do alvo pontual já confirmado na investigação 2D, obtendo-se cubos ou blocos diagrama tridimensionais de a) resistividade; b) condutividade do solo com elevada resolução e profundidade que atinge até cerca de 398 metros. Voltada essencialmente para o mapeamento de filões metálicos e depósitos de sulfetos metálicos na fase de pesquisa e planejamento da futura lavra de mineração. A primeira das três etapas finais da chamada cubagem mineral, juntamente com a sondagem e o laboratório.

Investigação tridimensional que apresenta comparação temporal entre pelo menos dois blocos diagramas IE3D (número das medições da TE4D pelo menos dobra) da a) resistividade; b) condutividade do solo com monitoração periódica normalmente semestral/anual tendo como objetivo monitorar a evolução das plumas de contaminação no interior do subsolo decorrentes de lançamento voluntário ou não por determinada indústria, determinando-se quando contaminado, se as acções exigidas de revertimento do perigo estão ou não sendo eficazes.

Potencial Espontâneo

No potencial expontâneo não é necessário recorrer-se a uma fonte emissora artificial, ele decorre simplesmente de atividades mecânicas e eletroquímicas naturais geradas nos fluídos de subperfície, muitas vezes a água subterrânea é o principal agente, sendo passível de ser medido através da diferença de potencial entre pelo menos dois elétrodos. As interpretações desta técnica são usadas para a definição de contactos entre diferentes litologias, primeira identificação de possíveis anomalias metálicas condutoras ou filões de cobre e também é sensível à caraterização dos fluídos nomeadamente a pressão, presença de matéria orgânica ou potencial de corrosão em estruturas de transporte de sistemas de serviços de abastecimento de água, para fins de ativação da garantia das tubulações por x anos, especialmente em províncias metalogenéticas. Aplica-se em água subterrânea, estudos geo-ambientais de contaminação, mineração e em várias atividades de engenharia.

Polarização Induzida - IP

Na natureza são muito escassos os minerais metálicos por onde a eletricidade consegue ser conduzida do mesmo modo dos metais, quase todos os sulfetos, alguns óxidos e a grafita método cuja teoria assenta na variação da voltagem variando ou a frequência ou o tempo e a IP espectral. Aplicado idealmente na deteção da variação lateral e horizontal da prospeção em depósitos de sulfetos semi disseminados ou filões metálicos.

A quantidade total de medições realizadas é duas vezes maior quando utilizada simultaneamente com a CE2D. Os resultados são pseudosecções de eletroresistividade e cargabilidade que podem ter boa resolução atingindo até 398metros de profundidade.

A quantidade total de medições realizadas é duas vezes maior quando utilizada simultaneamente com o IE3D. Os resultados são neste caso apresentados em blocos diagrama de cargabilidade que podem ter boa resolução atingindo até 398metros de profundidade.

Sondagem rotativa – Prospecção Mecânica Amostragem do testemunho geológico em profundidade

 

Minérios, Ligas, Minerais preciosos;
Objetivo: Obtenção do TESTEMUNHO geológico para entrega ao laboratório para cálculo da cubagem mineral;

Aplicação Legal no Brasil: Autorização de Pesquisa ou Guia de Utilização ou Lavra na Agência Nacional de Mineração ABNT NBR 15492;  IN-01/94; 02/94; 03/94; 04/94; 05/94; 06/94; 07/94…

Sonda Rotativa adquirida originariamente ao Abrigo do convênio entre os governos do BRASIL E JAPÃO

• Capacidade de perfuração: BW 380 m de profundidade;
• Caixa de transmissão 4 marchas (tipo veicular);
• Embreagem do tipo veicular (acionamento hidráulico);
• Mandril (acionamento hidráulico);
• Morsa (acionamento pneumático);
• Torre hidráulica montada no cabeçote;
• Guincho principal de Transmissão planetária (acionamento hidráulico);
• Altura de operação de 6 metros ; Kit mordentes (mandril);;
• Guincho Wire Line (acionamento hidráulico).

• Moto bombas montada sobre chassi tipo Skid Chassi em aço;
• Haste HQ 3 m e Barrilete Wire Line HQ de 3m;
• Manga lisa, trava, Caixa de mola e Coroas;
• Overshot articulado Wire Line HQ e Alçador.

Traçado com braço mecânico 6000 hidráulico


Radiometria Geofisica FRX elementos químicos teor % ppm ppb

Determinação do teor ppm/ppb da anomalia metálica em laboratório (Padrão Internacional IARM 35HN) por técnicas radiométricas de radioatividade, fluorescência de raios X, para fins de dimensionamento da campanha de sondagens, reduzindo os custos e erro desta para emissão de pareceres de viabilidade econômica. Emissão de Laudos laboratoriais de análises químicas nacionais (Brasil) e internacionais (Portugal) em 24 horas e 14 dias úteis, respetivamente.


SISTEMAS DE ALERTA DE MOVIMENTOS DE TERRENOS EM TEMPO REAL – AUTOMAÇÃO ONE LIVE

Automação por defletómetros ou acelerómetros com hardware e software FGEOTEAM GEOFÍSICA para sistema de alerta dimensionado para deteção de movimentos de terrenos principalmente em muros de suporte rigído de taludes e barragens com aviso por @ e celular em tempo real com períodos de recorrência curtos e comunicação automática em dois segundos para as entidades competentes;

Evento debate geofísica aplicada na segurança de barragens


REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL

A Politica Nacional do Meio Ambiente (Lei 6938/81) prevê a licença ambiental, ou sua dispensa, como um dos seus instrumentos para a gestão ambiental das atividades potencialmente poluidoras.

O licenciamento ambiental, de empreendimentos potencialmente poluidores, pode ser efetuado pelo IBAMA a nível federal, pelos órgãos estaduais (em Belém SEMAS) a nível regional, e por municípios (através de convênios com os estados da federação competência comum) a nível local.

Em meio a esse cenário, a obtenção de um licenciamento ambiental é algo essencial no futuro de uma gestão. Mas você, nosso leitor, sabe o que é o licenciamento ambiental ou quais são suas fases?

LP – aprova localização e concepção do empreendimento,

LI – autoriza instalação do empreendimento,

LO – autoriza operação da atividade.

AU – Autoriza a execução de determinada atividade

  • Minerárias
  • Infra-estruturais
  • Industriais
  • Relatório de Controle Ambiental (RCA)
  • Plano de Controle Ambiental (PCA)
  • Estudo de Impacto Ambiental (EIA)
  • Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)
  • Estudos Ambientais
  • Acompanhamento de Condicionantes
  • Elaboração de Planos e Programas Ambientais
  • Resposta a Notificação

NOSSO CONTATO

EUROFGEOTEAM GEOFÍSICA SANTOS EIRELI

CNPJ N.º 29.929.203/0001-49

Av. Almirante Barroso com Angustura (Frente ao portão do DNPM/ANM), nº 1811, Bairro Marco, Belém – PA, CEP 66093-040

www.eurofgeoteam.com

contato@eurofgeoteam.com

+55 91 9 8337-1496



Tem alguma DÚVIDA?

Deixe seus dados e entraremos
em CONTATO com você!

Mensagem enviada com sucesso